Tarde de luta contra Paulo Octávio, Noroeste e a máfia imobiliária

A tarde foi cheia para os militantes do Movimento Fora Arruda e Toda Máfia. Por volta das 14h deste domingo (21/02), Algumas pessoas começaram a se reunir em frente à “Central de vendas” do Noroeste, na 208 sul, com a intenção de fazer um protesto contra o bairro genocida e antiecológico do empresário, fraudador e governador interino do DF, Paulo Octávio.

Os primeiros manifestantes a chegar foram ao mercadinho OBA, numa quadra próxima, onde buscaram verduras e legumes refugados que seriam atirados mais tarde contra o suntuoso Stand. “Estamos pegando os legumes para um trabalho acadêmico”, respondeu um dos militantes quando perguntado pelo gerente do estabelecimento sobre a finalidade dos refugos.

Assim, pouco antes das 15h, cerca de 40 pessoas começaram o protesto contra o Stand. É a segunda vez que este tipo de ação é realizada no local, e tem entre seus efeitos positivos o de afastar, nem que seja por uma tarde, os abonados compradores. “Eu não sou otário, o Paulo Octávio também rouba pra *aralho!” e “Noroeste, Faroeste!” foram algumas das palavras de ordem gritadas pelos manifestantes.

Leia aqui sobre a primeira manifestação em frente ao Stand.

Além dos refugos e ovos voando e das tradicionais palavras de ordem, a manifestação inovou mais uma vez. Alguns militantes trouxeram corante vermelho em pó, que foi misturado à água da luxuosa fonte do Stand de Vendas. Segundo a manifestante Tâmara, a água vermelha simbolizaria melhor o sangue indígena derramado e todo o sofrimento causado em nomes dos lucros de P.O. e seus asseclas no Setor Noroeste.

Quase ao final do ato, um incidente envolvendo o manifestante David quase impediu o grupo de realizar a ação seguinte que estava prevista, o protesto em frente à residência oficial do vice-governador do DF. Ao atirar vegetais contra o stand, o militante esbarrou e derrubou um vaso com um pequena palmeira, que adornava a entrada da loja.

Maldosamente, a polícia militar recaiu de pronto e truculentamente contra David, algemando-o e levando-o detido. Apesar de informar aos demais militantes que levaria David para a 2º Delegacia de Polícia, no fim da Asa Norte, a viatura se dirigiu com ele para a Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações, no Fórum Leal Fagundes, próximo ao Park Shopping, em outra parte da cidade.

Chegando lá, descobriu-se que o delegado responsável estava em casa, dormindo. As empresas de P.O. também não enviaram representantes legítimos, de forma que David foi liberado depois de algumas horas.

Após uma breve pausa para deliberação, o grupo decidiu se dirigir então à residência oficial do vice-governador do DF, com a intenção de manter a programação do dia e protestar contra o governador interino do DF, Paulo Octávio.

Logo após chegarem ao local, os manifestantes observaram estupefatos a ação da Polícia Militar, que fechou a rua com cones, segundo eles, para evitar a chegada de novos manifestantes. Por volta das 17h30min o circo já estava armado: uma fileira de policiais fazia um cordão de isolamento em frente à residência oficial.

Inicialmente, os manifestantes desejavam atear fogo a um monte de faixas (aliás, colocadas de forma irregular pelos canteiros de Brasília) de anúncio de apartamentos no Setor Noroeste, em frente à residência oficial. Entretanto, um dos policiais grosseiramente tomou a garrafa de álcool que seria usada na operação, de forma que as faixas não puderam ser queimadas.

Os manifestantes então acharam por bem rasgar as faixas, com cujos destroços escreveram no chão a frase “Fora P.O!”. Antes das 18h estava tudo acabado em frente à casa de P.O, e os militantes tiveram ocasião de apreciar a final da taça Guanabara, na qual o Botafogo sagrou-se bi-campeão sobre o Vasco da Gama.

por André Shalders

Tags: ,

3 Respostas to “Tarde de luta contra Paulo Octávio, Noroeste e a máfia imobiliária”

  1. Lúcia Araújo Says:

    Excelente o relato das ações. A população de Brasília se sente representada nelas. Inspirados em ações como essas, os cidadãos brasilienses irão às ruas desbancar esta corja de corruptos! Sigam! Até a vitória!

    P.S: Ainda bem que deu Botafogo, já que a Era Eurico voltou…

  2. gustavo Says:

    Vamus dar um basta nestes ladroes…..

    fora Arruda porraaaaaaaaaaaaa,Caralhoooooooooooo,,,,,,,;.

Deixe um comentário